A Prefeitura de Vicência, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, realizou nesta quarta-feira (04), o ‘D’ da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O dia foi dedicado em todo o Estado de Pernambuco, para que secretarias, gestores e escolas públicas ou privadas, façam uma análise sobre a importância da BNCC e do impacto que causará no dia a dia das salas de aula.

De acordo com a secretária municipal de educação, Eliane Silveira, a BNCC é um documento normatizador, ou seja, uma lei homologada em 2017 e que precisa ser implementada para, então, ser materializada com foco no ensino por competência, visando o direito pelo aprendizado dos alunos, desde a educação infantil, até o ensino médio, em todo o Brasil.

A Mobilização da comunidade escolar para a elaboração dos currículos seguirá até o mês de novembro. No próximo passo, serão analisadas as competências e concepções para, então, sugerir no texto a elaboração dos currículos na BNCC, levando em consideração o que é comum para o aprendizado das crianças em todo o país, independente de sua condição social. Em 2019, os currículos já deverão estar consolidados e devidamente aplicados nas salas de aula.

O momento contou com um trabalho em grupo, onde professores e gestores se dividiram por modalidade para fazer um estudo mais aprofundado do documento, cada qual, em sua área específica de atuação.

O evento aconteceu na Escola Municipal Maria José Monteiro, na Usina Laranjeiras.