Em virtude da paralisação nacional dos caminhoneiros, o prefeito de Vicência, Guiga Nunes, decretou na última segunda-feira (28), situação de emergência no município. Considerando que a paralização afetou diversos setores da economia do município, devido a falta de fornecimento de produtos.

Segundo o decreto, fica autorizado o município, com base nas diretrizes esculpidas na Constituição, proceder com dispensa de licitação para aquisição de combustível, a fim de sanar a situação emergencial. Também fica autorizado a aquisição de outros produtos necessários para a continuidade da prestação dos dos serviços públicos essenciais no âmbito municipal, o que inclui a compra de medicamentos e insumos hospitalares, bem como alimentos e gás a fornecedores que não estejam cadastrados como licitados na administração pública, entre outros. O decreto completo pode ser conferido no Diário Oficial da Amupe.

Ainda devido à falta de combustível e fornecimento de outros produtos, as aulas estão suspensas no município, a coleta de lixo funciona apenas em forma emergencial, assim como o maquinário pesado. Os PSFs estão funcionando com as equipes local. Já as ambulâncias e o ônibus da saúde estão funcionando normalmente.